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Re-clamar

Reclamar. Este verbo anda na moda, seguindo tendência de insatisfação que inclui tudo e todos.  Para entender bem o sentido dele, basta que se separe o prefixo: re-clamar. Temos aí o real significado: clamar inúmeras vezes. Percebo que todos nós, em geral, clamamos muito sobre todas as vertentes: o condomínio que não funciona, o trabalho que não satisfaz, o trânsito que é infernal, o excesso de chuva ou a falta dela. O leitor pode escolher um tema, qualquer um, e haverá reclamação, vale dizer mais do que clamar, há repetidas manifestações negativas.

 

Este cenário me fez lembrar uma metáfora usada em muitos treinamentos, em especial para processos de recrutamento, mais especificamente na fase da entrevista. Trata-se da estória intitulada “Não fale mal de seu cavalo”. E o cavalo é mera figura de linguagem que o leitor pode substituir por profissão,  endereço, empresa, produto, atividade. Tudo cabe.

 

Havia um fazendeiro que sempre chegava em qualquer paragem de sua localidade, elogiando seu cavalo. Não faltavam adjetivos. O cavalo era de excelente linhagem, garboso, veloz, bem adestrado….. Todas as qualidades presentes. Um vizinho, que frequentava os mesmos lugares, sempre tinha algo para reclamar (re-clamar) sobre sua montaria. Era lerda, comia demais, não fazia jus à boa genética que constava em seus papéis, empacava. E seguia enumerando os defeitos colocados sob o microscópio, até que ficassem gigantes.

 

Com tantos elogios do vizinho ao seu cavalo e sentindo-se em flagrante desvantagem na região de pradarias onde este era o melhor transporte, o reclamão resolve fazer uma oferta de compra, afinal se o vizinho tinha um alazão tão perfeito, valia o investimento em tão nobre montaria.

 

Oferta feita, negociada e aceita. O comprador montou o cavalo perfeito. Dias depois, na pequena localidade, voltaram a se encontrar. O novo proprietário esbravejou dizendo que o cavalo estava longe de ser tudo aquilo que o primeiro dono alardeara. E recebeu a resposta: ‘Não fale mal de seu cavalo. ’

 

A cada encontro, outras tantas reclamações e exclamações desabonadoras para as quais recebia sempre a mesma resposta: ‘Não fale mal de seu cavalo. ’ O que gerou nova pergunta: ‘Por que a cada reclamação vem a sugestão de que eu não fale mal de meu cavalo? ’ E a surpreendente resposta: ‘Porque quando você fala mal de seu cavalo, você não vende o seu cavalo. ’

 

Com os grandes  publicitários se aprende a fórmula contida nesta pequena metáfora: fale muito de seus sucessos (seja ele o cavalo que for) e minimize seus fracassos. Isso vale para tudo. Valorize pontos fortes em seu currículo; destaque as premiações em sua carreira; aponte as conquistas de seus projetos; realce os avanços  mensuráveis em seus gráficos.

 

Encontre aspectos positivos para evitar cada queixa no seu trabalho, no seu condomínio, na sua faculdade, no seu doutorado, no seu país  e construa discurso com base em qualidades, não em defeitos.

 

Sim,  transforme-se no produto perfeito, coloque-se no mercado de forma assertiva, valorize sua jornada e não clame aos céus  por algo que não produziu os efeitos esperados. Não clame e, acima de tudo, não re-clame. Guarde para você. Ao mundo, apresente suas conquistas.

 

 

Rosangela Tremel

Advogada; Jornalista; Administradora de empresas; Criadora do projeto e Editora-Chefe da Revista Jurídica da Unisul “De Fato e De Direito”- versões impressa e eletrônica; professora de Direito Público em grau de Mestre para pós graduação; Especialista em Advocacia e Dogmática Jurídica, em Marketing e em Ciências Sociais;  publicou pelos selos editoriais técnicos Atlas, Ágora, Associação Acadêmica da Faculdade de Direito de Lisboa, colaboradora de periódicos especializados, palestrante convidada.  

 

 

 

 

 

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