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Marketing jurídico na Internet: é possível fazer?

O Código de Ética da OAB é claro ao vedar a publicidade para advogados e seus escritórios. Mas qual a diferença entre a propaganda tradicional e o marketing jurídico na advocacia? Você sabe se existe alguma maneira de fazer marketing jurídico na internet sem ferir a legislação brasileira?

Neste post, nós desmitificamos os segredos do marketing jurídico e tiramos a dúvida sobre sua possibilidade de aplicação online, explicando o que diz a Ordem dos Advogados sobre o assunto. Confira!

É possível fazer marketing jurídico na internet?

A resposta para a pergunta é simples: sim. Tanto é possível quanto é indicado praticar o marketing digital de serviços jurídicos para a fidelização de clientes, já que estes buscam cada vez mais serviços online, onde conseguem avaliações, explicações e relatórios do que desejam a qualquer momento.

Jamais confunda publicidade com marketing jurídico na advocacia! A publicidade é vedada pelo Código de Ética da OAB em sua forma extrema e agressiva, mas não há nada que impeça a utilização de estratégias de comunicação específicas para o setor, ou seja, o marketing jurídico propriamente dito. No marketing jurídico, as ações a serem tomadas visam ao relacionamento com clientes. De fato, os advogados que estão atentos a isso saberão se destacar sem desobedecer a legislação vigente.

Como utilizar o marketing a seu favor

Antes de começar qualquer ação de divulgação, realize o planejamento estratégico e defina seus objetivos, seja se qualificando para o mercado de trabalho jurídico (com cursos na sua área de escolha, como para se tornar mediador ou mesmo aperfeiçoar seu inglês jurídico) ou definindo as prioridades administrativas de seu escritório de advocacia. Seja como for, certifique-se de ter as diretrizes de seu negócio definidas.

Uma vez finalizado esse processo, é hora de investir pesado em marketing jurídico. É certo que o boca a boca ajuda na divulgação do trabalho dos advogados, mas ele só permite a divulgação dos serviços até certo ponto.

Por isso, a primeira indicação é investir na construção de um site de qualidade e informativo, de preferência com blog: isso potencializa o diálogo com possíveis clientes e mostra seu domínio sobre a área em que você se especializou. Nunca produza conteúdo aleatório: faça uma pauta focada no tipo de clientela que você visa prospectar, escrevendo sempre para a sua audiência.

Use estratégias de marketing jurídico na internet

Fazer anúncios diretos de serviços de advocacia vai contra as regras do Código da OAB, além de servir apenas para desagradar o público que não conhece o seu trabalho. Invista em relacionamentos e conteúdo para construir um ambiente acessível de informações de qualidade por meio das mídias digitais.

Invista em uma identidade visual que seja coerente com a imagem que você deseja passar para seus clientes, alinhando o marketing àqueles objetivos que você traçou quando ainda definia as diretrizes do negócio.

Crie uma newsletter com conteúdo de qualidade para se alcançar seu público-alvo. Tal recurso atrai visitas e aumenta o tráfego de seu blog e site, disseminando o seu trabalho.

Amplie seu networking e faça parcerias com outros escritórios a fim de angariar novos clientes. Recomenda-se participar de eventos jurídicos, especialmente relacionados a OAB da região para tanto.

E agora, entendeu por que o marketing jurídico na internet é a melhor opção para o crescimento do seu escritório? Registre-se, assine a nossa newsletter e receba dicas importantes como essa diariamente!

Aproveite para conhecer os cursos, coachings e consultorias do Instituto Diálogo. Faça parte desta nova geração de profissionais do direito de sucesso. Acesse: www.institutodialogo.com.br

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