• ENTRAR
  • Nenhum produto no carrinho.

Análise de desempenho: fundamentos democráticos essenciais

Em qualquer instituição pública ou privada, a análise de desempenho tem sido um elemento importante de mensuração e de valorização profissional. Por mais que todos concordem sobre a sua importância no cotidiano das organizações, o fato é que não é trivial instituir uma análise de desempenho democrática. Em diversas organizações, observamos que, ao lado do estabelecimento de critérios objetivos de análise de desempenho, existe um “mundo paralelo” em que, através de relações de amizade e, até mesmo, de apadrinhamento, as promoções, premiações e valorizações profissionais vão ocorrendo.

O pressuposto deste artigo é que a análise de desempenho só se justifica na medida em que as instituições públicas e privadas privilegiem exclusivamente a meritocracia. Caso contrário, não faz sentido analisar o desempenho de uns enquanto outros vivem sob a “sombra da política do favor”. Neste sentido, seja num escritório de advocacia, numa prefeitura ou numa multinacional, o desempenho não pode abrir mão da meritocracia.

Abaixo estão enumeradas as quatro principais características de uma análise de desempenho séria e democrática para qualquer organização:

1)Construção conjunta do método e critérios: toda a forma como será feita a mensuração do desempenho, os métodos e critérios de aferição devem ser construídos democraticamente na instituição e com a possibilidade de todos os envolvidos participarem;

2)Valorização de aspectos quantitativos e qualitativos: muitos acreditam que a análise de desempenho deve ser feita apenas sobre números, mas deixam de lado a importância da avaliação qualitativa, especialmente no que concerne ao trabalho em equipe, à capacidade de liderança e à criatividade;

3)Utilização dos resultados para mudanças: os resultados da análise de desempenho devem ser acompanhados de mudanças positivas para o ambiente organizacional, para as equipes, para a motivação de pessoas e para os próprios resultados. Lembre-se, um resultado ruim pode ser originado da cultura organizacional, e não dos colaboradores em si, então é preciso desenvolver uma metodologia para diagnosticar o problema e promover melhorias;

4)Aplicação meritocrática dos resultados: toda análise de desempenho deve vir acompanhada de reconhecimento, incentivo e premiação àqueles que foram bem avaliados. Isto é uma forma de valorizar os colaboradores e equipes que conseguiram resultados satisfatórios e de estimular um ambiente construtivo e de engajamento organizacional.

Conforme se observa, uma análise de desempenho efetivamente democrática não pode estar atrelada a qualquer tipo de favorecimento. Com critérios qualitativos e quantitativos objetivos e construídos coletivamente, é possível o estabelecimento de uma nova cultura de avaliação nas organizações que realmente contribua para a valorização profissional. O resultado final será, sem dúvidas, o incremento da motivação e da produtividade geral.

Gostou deste artigo? Comente e compartilhe em suas redes sociais.

Aproveite para conhecer mais os cursos, coachings e consultorias do Instituto Diálogo. Faça parte desta nova geração de profissionais do direito de sucesso. Acesse: www.institutodialogo.com.br

Autor: Felipe Asensi

Diretor do Instituto Diálogo, Pós-Doutor em Direito e Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Publicado em Administradores.com (11/08/14)

coaching

Comentários

Comentários

0respostas em "Análise de desempenho: fundamentos democráticos essenciais"

Deixe sua mensagem

Instituto Diálogo

O ID é uma instituição referência no Brasil e na América Latina para o desenvolvimento de competências e habilidades dos profissionais do direito.

Contato

[email protected]

Atendimento: Seg - Sex (09h às 18h).



Endereço

BRASIL

Rua Álvaro Alvim, nº 48/408.

Centro - Rio de Janeiro - RJ

CEP: 20.031-010

EUA (Escola Internacional de Mediação)

37N Orange Ave, Suite 500.

Orlando - FL

ZIP: 32801

INSTITUTO DIALOGO BRANCATodos os Direitos Reservados © Instituto Dialogo.
Site produzido por T1site
X