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Conheça o que você está oferecendo no direito

Sabe aquela pessoa que, por conta do atual cenário econômico, cai na desgraça da rede de desemprego e que, apesar de excelente curriculum, não consegue se recolocar no mercado de trabalho? Pois é, uma de minhas colegas, advogada graduada em universidade de primeira linha,  viveu este problema.

Acompanhava, sem grandes detalhes, a busca de nova colocação  desta bem qualificada profissional, que nadava na maré dos problemas, sem conseguir surfar na onda do novo emprego.Mesmo sem ter muita proximidade, em uma conversa, perguntei como ela estava apresentando seus preciosos dados no curriculum impresso. Ela titubeou, desconversou, falou com entusiasmo do mestrado, título recém obtido com louvor. E a conversa morreu. Poucas semanas depois, recebi um email perguntando se poderia analisar a forma de apresentação de sua qualificação profissional, pois em mais de 6 meses, não conseguira sequer uma entrevista, período que ela definiu assim: “Parece praga do Egito, ninguém me chama.”

Ao abrir o arquivo, deparei com excelentes informações, porém dispostas de forma confusa. Não cativava o leitor. E isto acontece com muitos profissionais. Resolvi que não responderia via email e marcamos um café.

Comecei contando a ela que conhecera uma enfermeira em Santa Catarina, que atuava em ambulatório de uma grande empresa estatal.  Apesar de sua importância, a enfermagem é   atividade de suporte, com profissional alocado em atividade meio. Imagine-a no contexto empresarial. Poder-se-ia dizer que era invisível do ponto de vista do organograma. Mantivemos contato durante muito tempo. Na verdade acompanhei sua trajetória até  que ela concluísse  seus dois  doutorados : um em  universidade federal brasileira e outro na Universidade de Saint Petersburg, na Rússia. Isso mesmo que você leu.Na Rússia. Neste meio tempo ela se desligou da empresa e criou seu próprio negócio: uma assessoria para boas práticas trabalhistas, previdenciárias, saúde e segurança no trabalho e outras especificidades voltadas particularmente para o setor de alimentos. Publicou livro. Realizou o desejo de ser entrevistada em talk show nacional e abriu filial em São Paulo.

Uma vez, prestando serviços advocatícios para a empresa dela, perguntei como lidava com a apresentação na qualidade de graduada em enfermagem e a resposta foi: “Depende da situação e do interlocutor. Quando vejo vantagem, me apresento como a melhor enfermeira do planeta. Quando me convém, saliento o doutorado ora na Rússia, ora no Brasil”. Era este detalhe que fazia falta no curriculum da nobre colega com quem marcara o café.

Advogada, primeira aluna da turma, com várias  especializações, MBA e mestrado, ela tinha todas as qualificações, porém deveria adequar a apresentação a cada entrevista. Diferentemente do lattes, que todo professor preenche em seu modelo padrão, o curriculum para o mercado tem de se adaptar ao perfil da instituição que o analisará.

É muito mais importante um MBA para uma empresa, do que um mestrado. Realço, por ter, por conta de diferentes atividades de assessoria, participado de banca de análise de perfis e entrevistas para contratação de profissionais da área. O MBA costuma ser interpretado como indicativo de dinamismo. O mestrado e doutorado, por sua vez, tendem a ser  vistos como indicadores  de  perfil mais teórico. Várias e diferentes especializações ajudam mas, se muito diferentes  entre si, podem ser observadas como sinal de hesitação, falta de foco, uma eterna busca de algo ainda não encontrado, o que não agrada ao empresário que procura profissional para fazer carreira. Se o futuro empregador, entretanto, for da área de ensino, cabe realçar em negrito o mestrado e/ou doutorado.

Importante não restringir o contato a número de telefone, pois há um momento nos bastidores (e creiam, não é raro)  em que o endereço funciona como critério de desempate, ganhando ponto quem mora mais próximo, por razões óbvias.

Se fosse para resumir brevemente aquele café com curriculum, buscaria o mote do marketing: conheça o produto. Isto vale, neste caso específico, tanto para a possível empresa contratante,  cujo perfil deve ser cuidadosamente analisado pelo candidato, bem como para a profissional que se habilita ao cargo, a quem cabe cativar a atenção daquele que  recebe o curriculum.

Deste diagnóstico derivam decisões como, por exemplo: melhor realçar a titulação de mestre ou destacar a graduação e o MBA? Mais interessante dar destaque aos idiomas nos quais é fluente ou em artigos científicos publicados?  A estratégia do que colocar em negrito costuma ser decisiva para marcar a entrevista da vitória. Conheça o produto.

 

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Comentários

Comentários

1respostas em "Conheça o que você está oferecendo no direito"

  1. Excelente texto! Infelizmente esse problema é muito comum, independente da geração de quem o produza, inclusive, eu sinto muita dificuldade na seleção de informações que considero relevantes. Na minha opinião, o problema na maioria das vezes é a falta de clareza com o seu posicionamento. O que você quer que os outros saibam que você faz de melhor deve ser prioridade, e aí é como a Rosangela citou no texto, o marketing é um ótimo foco, o seu posicionamento fará toda a diferença!

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